A United Football League passará a contar com uma linha virtual no campo que determinará com mais precisão as descidas, especialmente ao ultrapassar ou ficar o mais próximo possível da linha de 10 jardas.
Conforme exibido neste post da Endzone Brasil no Instagram, a UFL já utilizou o recurso na partida entre Houston Roughnecks e St. Louis Battlehawks. No vídeo podemos ver que a 1st-down ficou a 0.2 polegadas (5,08 milímetros) de ser marcada, nos mostrando as margens mínimas que podem impedir um ataque de progredir e eventualmente pontuar.
A NFL irá introduzir esse recurso?
Na verdade, a NFL já possui tecnologias do mesmo calibre, o Hawk-Eye é uma tecnologia proveniente da parceria da liga com a Sony. De acordo com a página Fiber, a NFL equipa desde a pré-temporada de 2024 os marcadores de jardas e postes de gol com sensores, visando diminuir a quantidade de erros humanos, agilizar os processos de marcação das jardas percorridas e marcar com maior precisão as distâncias das descidas.
O que os fãs ganham com isso?
Com esses recursos, o esporte tende a ser mais justo, preciso e imparcial. Fornecendo também um jogo mais fluido e dinamizado, algo primordial para os espectadores, que não querem ter que ficar vendo os juízes argumentando entre si se tal jogada valeu ou não.