Prorrogação na temporada regular igual aos playoffs, discussão do tush push adiada e muito mais: Veja as definições da reunião da NFL para a temporada 2025/26
As decisões tomadas a partir desta reunião visam deixar a liga mais competitiva
(Créditos: Kirby Lee-Imagn Images)
A NFL aprovou diversas novas regras na manhã desta terça-feira (1). Dentre elas, uma nova regra garante a posse de bola para ambas as equipes na prorrogação da temporada regular, conforme reportado por Adam Schefter, da ESPN americana. Agora, com a mudança formato da prorrogação da temporada regular se torna idêntico ao dos playoffs, garantindo que cada time tenha a chance de responder no período extra. Além disso, apesar de propostas para estender a duração da prorrogação para 15 minutos, os proprietários das franquias decidiram manter o período extra em 10 minutos. Por fim, se o jogo continuar empatado após ambas as posses, a partida é decidida em morte súbita.
A decisão de alterar a regra veio após estatísticas da temporada de 2024 mostrarem um certo desequilíbrio. Segundo Charean Williams, do Pro Football Talk, os times que venceram o cara ou coroa na prorrogação tiveram um retrospecto de 12-4. Da mesma forma, 37,5% das primeiras posses resultaram em touchdown. Essa vantagem também gerou debate entre os fãs, pois um time poderia vencer a prorrogação sem que a outra equipe tivesse chance de ter a posse de bola. A mudança da regra traz mais justiça para os times e visa ter finais de jogos emocionantes.
Outra mudança que deu muito polêmica foi a proibição do tush push, que vem sendo liderada pelo Green Bay Packers, que citou problemas de segurança e competividade como argumentos para uma nova regra. No entanto, o departamento responsável pela saúde dos jogadores da liga não possui dados de uma lesão causada pela realização do tush push.
A liga decidiu adiar a votação para um possível banimento da jogada. O assunto voltará a ser abordado pelo comitê de donos durante uma nova reunião prevista para os dias 20 e 21 de maio em Eagan, Minnesota. Inicialmente, 16 franquias se mostraram contrárias ao banimento da estratégia, de acordo com Jonathan Jones, da CBS Sports. Para entrar em vigor, a sugestão de Green Bay precisará do apoio de 24 dos 32 donos de franquias da liga.
Além da nova regra de prorrogação, os donos das franquias aprovaram outras regras. Assim, a arbitragem agora conta com uma ‘expansão do replay assistido’, segundo Schefter. Essa mudança visa tornar as revisões mais eficientes e minimizar os constantes erros de arbitragem.
Entretanto, nem todas as propostas foram aceitas. O Detroit Lions sugeriu eliminar a concessão automática de uma primeira descida para faltas de segurada defensiva e contato ilegal, mas essa proposta não foi aprovada.
Outra alteração importante envolve os touchbacks nos kickoffs. Segundo Dianna Russini, do The Athletic, agora a bola vai para a linha de 35 jardas, oferecendo um incentivo maior para os times aceitarem o touchback e reduzindo o número de retornos, uma medida voltada para a segurança dos jogadores. Além disso, uma possível mudança no formato do onside kick será debatida e votada em maio.
As mudanças aprovadas tendem a mudar a dinâmica da NFL. Com a liga focada em melhorar a competitividade e a segurança dos jogadores, os ajustes feitos para a temporada 2025 moldam o futuro do esporte. A cada ano que passa, a tendência tanto em regras, quanto em equipamento, vem visando cada vez mais a saúde dos atletas. Tendo esse pensamento em mente, a NFL visa aumentar o seu público de telespectadores, se isolando ainda mais no topo como o esporte mais popular dos Estados Unidos.