Os Mascotes da NFL - Parte 4: NFC Leste e Oeste
- Osvaldo Ruy Junior
- 7 de abr.
- 6 min de leitura
Parte final da nossa imersão nos mascotes da NFL, chegou a vez das divisões leste e Oeste da NFC:
Rowdy

É o mascote do Dallas Cowboys, ele surgiu na década de 1990, porém com o nome de “Big D” e com esse nome ele fez aparições em jogos, eventos e teve produtos vendidos para crianças e adolescentes entre 1994 e 1995. Oficialmente Rowdy nasceu em 19 de agosto de 1996 e desde então segue como o mascote oficial dos Cowboys. Ele é um misto de Cowboy e jogador de futebol americano, veste o uniforme de número 00 da equipe de Dallas. Quanto a personalidade, Rowdy tem muita energia e apesar de ser adorado pela torcida dos Cowboys, espalhando positividade nos jogos e na comunidade, tem o hábito de escarnecer, ridicularizar as equipes adversárias. Tal zombaria não passou impune, pois, tais atitudes fizeram Rowdy ser eleito o mascote mais odiado da NFL em 2015 .
Campbell´s Chunky Soup

É o mais próximo que os Giants chegaram de um mascote (parece ser uma questão dogmática não ter mascotes em Nova York) o Giants assim como Jets, Charges e Packers não possui um mascote oficial. Porém, em 1997 a sopa Campbell´s Chunky lançou uma campanha comercial chamada Mama´s Boy, onde o astro do Giants Reggie White estava na lateral do campo e uma atriz vestida de mascote fazia papel de sua mãe querendo garantir que o filho tinha se alimentado direitinho e comido toda sua sopa. Essa campanha se estendeu a outros atletas como Jerome Bettis, Donovan McNabb e Demarcus Ware, em alguns casos a campanha usou as mães verdadeiras. Pela internet afora é possível ver sugestões de mascote propostas por torcedores, como gigantes, a Estátua da Liberdade, Empire State Building, etc.
Swoop

O Philadelphia Eagles tem como mascote oficial uma águia americana que atende pelo nome de Swoop e veste um uniforme completo dos Eagles com o número 00. Swoop nasceu em 1996, reza a lenda que ele foi chocado na Eagles Forest do Neshamny State Park, com visão e forças muitos fracas, mas tinha coragem e um enorme coração. No entanto, depois de ganhar uma camisa dos Eagles de um torcedor fanático, ele de imediato cresceu tanto quanto um humano, hoje ele tem 1,90m de altura, sua visão melhorou e sua força foi redobrada. Força essa que faz dele um dos mais acrobáticos mascotes da NFL, tanto que Swoop pode ser visto no Lincoln Financial Field fazendo várias acrobacias ou descendo por uma tirolesa. Outra curiosidade é que Swoop também é uma estrela de Hollywood fazendo uma participação no filme Ace Ventura (de Jim Carrey).
Major Tuddy

Mascote do Washington Commanders desde 2022, quando os Commanders deixaram de se chamar Washington Football Team, uma transição ao período de reestruturação sobre o novo nome da franquia, devido a pôlemica do antigo nome “Washington Redskins”. Aliás, no período dos Redskins, também não havia um mascote oficial e sim (como no caso dos Chargers) um torcedor que vestia um cocar de guerra dos povos nativos, um óculos estiloso e uma jaqueta vermelha chamado “Chief Zee”. Major Tuddy é um porco que veste o uniforme dos Commanders e um capacete de guerra. Seu nome “Tuddy” é uma gíria que deriva da abreviação de Touchdown e a escolha de um porco é uma referência ao apelido do time “The Hogs”, dado pelo técnico de linha ofensiva Joe Bogel por sua forte linha na década de 1980. Ao contrário do que foi todo período de Daniel Snider na franquia, desta vez o torcedor foi consultado, e pôde escolher o novo mascote da equipe, além do porco, tinham mais três opções, um cachorro, uma figura histórica ou um super-herói, pela identificação com o apelido da equipe a votação foi esmagadora. Hoje, Major Tuddy está presente nos jogos e em eventos, com destaque para campanhas com veteranos de guerra.
Big Red

Esse enorme pássaro de quase dois metros de altura era o mascote oficial do Arizona Cardinals e foi introduzido à franquia em 1998, para ser mais preciso, seu ovo chocou em 4 de outubro. Big Red é um Cardeal que veste uniforme da equipe número 1 , é um dos personagens mais queridos da NFL, considerado o 9° melhor mascote em 2023. Sua postura enérgica e seu carisma anima todos os jogos dos Cardinals no State Farm Stadium, ele também está presente em escolas e hospitais fazendo um trabalho importantíssimo em toda comunidade.
No entanto, Big Red teria sido "sequestrado" e não se soube nada a respeito de seu paradeiro. Pelo menos é o que o Arizona Cardinals alega.
Sourdough Sam

É o mascote oficial do San Francisco 49ers, foi incorporado a equipe em 1994. Ele é um simpático minerador de ouro que traja um uniforme da equipe de número 49 com uma camisa branca por baixo, luvas marrons e um belo lenço dourado, além de um chapéu com o logo dos 49ers. Seu nome é uma homenagem ao tradicional e famoso pão de São Francisco. O pão Sourdough é um tipo de pão com agente de fermentação natural chamado fermento Sourdough, nesse processo a farinha e a água é fermentada por bactérias e leveduras que tornam seu sabor azedo característico. Ele foi trazido pelos mineradores na febre do ouro e foi seu alimento básico durante o garimpo. Sourdough Sam é um a figura engraçada sempre fazendo palhaçadas para animar os torcedores e é um dos macostes mais calorosos e cheio de paixão da liga.
Blitz e Boom

São os mascotes oficiais do Seattle Seahawks. Blitz foi introduzido à franquia em 1998 e em 2014 passou por uma mudança no design, se tornando menos musculoso e mais próximo a um pássaro. Manteve a cor azul-escuro vibrante, mas modificou a coloração do bico, o laranja foi substituído pelo cinza-claro e as penas azuis com verde fluorescente trazem a identificação com as cores da franquia. Ele veste uniforme da equipe de número 0. Seu nome fica um pouco óbvio, afinal como mascote nos jogos em casa ele agita a barulhenta torcida e a linha defensiva a pressionar o QB adversário. É muito ativo em toda comunidade também em eventos.
Seu irmão mais novo se chama Boom, que surgiu em 2014 junto à mudança de design de Blitz, já ao contrário do seu irmão, tem uma aparência mais adolescente, veste uniforme de número 00 da equipe, um shorts azul e um boné de beisebol com a aba para trás. Foi criado para atrair mais o público infantojuvenil e seu nome faz alusão a grande secundária da equipe apelidada de “Legion of Boom”.
Rampage

Esse frenético carneiro é o mascote oficial do Los Angeles Rams desde os tempos de St. Louis, mas é um dos mais jovens mascotes da NFL sendo introduzido em 2010. Não que a equipe não tenha tentado antes, porém todos seus antecessores tiveram vida curta. Já Rampage, nasceu para brilhar, em pouco tempo já foi chamado para incríveis 7 Pro-Bowls, é um dos mascotes com mais seguidores nas redes sociais. Rampage lida muito bem com a concorrência, é versátil, sendo o único mascote da NFL a dar cambalhotas para trás. Ele veste o uniforme número 1, faz vários vídeos promocionais aparecendo junto de outros mascotes e em campanhas das mais variadas, mostrando como sua personalidade amigável conquista o público, tendo mais de 300 eventos anuais. Seu nome foi dado em um concurso onde os fãs deveriam sugerir um novo nome para o mascote. Os nomes finalistas foram Ramsey, Rammer e Rampage. O fã vencedor foi Chris Shaffer (que sugeriu Rampage) e como prêmio pôde assistir um jogo dos Rams no camarote da equipe junto à 15 convidados de sua escolha, mais uma jersey e US$200,00 em vales de compra na loja oficial da equipe.
Espero que tenham curtido essa imersão junto aos mascotes da NFL. Os americanos sem dúvida nenhuma sabem fazer alguns dos shows mais insanos ou até conservadores, cada mascote carrega a história de suas franquias e as ajudam a conquistar mais torcedores ao redor do mundo.
