Um dos esportes estreantes nas próximas Olímpiadas marcou presença na exposição
Reprodução: Autoria pessoal
O que é o COB EXPO?
A COB EXPO é como o nome já diz, uma exposição. Só que organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, visando apresentar ao público, na prática, as modalidades que marcarão presença na próxima edição das Olímpiadas, que serão em Los Angeles em 2028. E é claro que o nosso precioso Flag Football não ficaria de fora.
O evento teve quatro dias de duração, com início nesta quinta-feira (25/09) e terminando hoje, domingo (28/09). A COB EXPO contou com inúmeras atividades e palestras com atletas olímpicos que representam a nossa bandeira. Até mesmo atividades que não fazem parte do programa olímpico marcaram presença, como o automobilismo virtual.
O que foi feito para apresentar o Flag ao público?
A CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano), junto de Cris Kajiwara, presidente da CBFA, organizou um estande que contou com atividades e até itens que compõem o esporte, como a tradicionalíssima bola oval de couro (que por sinal era a do NFL SP GAME, só não sei qual deles), o cinto com as fitas características do flag e um capacete da seleção brasileira de futebol americano, os Onças.
Como eu disse, assim como quase todas as confederações esportivas lá presentes, a CBFA organizou uma pequena atividade introdutória. Basicamente, era um teste de precisão com uma bola em miniatura. Aqueles que conseguissem acertar os alvos, saiam do estande com prêmios.
Para ser honesto, este que vos fala nem sequer tentou, prefiro testar minha precisão numa pista de corrida do que com uma bola oval... Ainda assim, dava para notar o interesse do público e o desejo do mesmo de descobrir um pouco mais desse esporte que tanto vem emergindo no nosso país.
O que esperar do Flag Football brasileiro para 2028?
A verdade é que ainda é um tanto incerto. Não devemos nos esquecer de o futebol americano como um todo é um esporte que não é enraizado na cultura brasileira, assim como é nos EUA. As pessoas que jogam aqui no nosso país são aquelas que tiveram influências externas e que tiveram um contato com o esporte bem cedo em suas vidas. Claro que nem todos os casos são iguais, mas o ponto é, o futebol americano ainda está crescendo no Brasil.
A NFL e algumas franquias como os Eagles, Packers, Chargers, Chiefs, Patriots e Dolphins, organizaram ativações voltadas ao flag desde o ano passado (aproveitando a deixa dos NFL SP Games), justamente para apresentar o esporte para a próxima geração. Também podemos considerar como preparação o IFAF Américas Flag masculino, onde o Brasil encerrou na 5ª colocação geral, o que nos garantiu uma vaga no mundial de 2026 tanto no masculino como no feminino.
Ou seja, não é mistério para ninguém de que ainda estamos crescendo no FA, mas a evolução do nosso jogo é nítida. O mundial será muito útil para melhorarmos ainda mais e até para apender mais ao assistir outras seleções no campeonato. Serão pouco mais de 2 anos e meio até as Olímpiadas, mas isso é tempo de sobra para aprimorarmos o nosso jogo.