Russell Wilson está de casa nova! O New York Giants fechou contrato com o campeão do Super Bowl, apostando na experiência do veterano para dar novo fôlego à franquia. Mas será que o ex-Seahawks e Broncos ainda tem gasolina no tanque para liderar uma equipe rumo ao sucesso?
De maneira chocante, o New York Giants acerta com Russell Wilson em um contrato de um ano que pode atingir até 21 milhões de dólares, sendo 10,5 milhões garantidos. O QB é o segundo reforço na posição da equipe na temporada, já que também trouxeram Jameis Winston.
Wilson, 36, foi draftado na terceira rodada do draft de 2012, venceu a batalha pela titularidade no training camp e assumiu o posto de QB1 do Seattle Seahawks. O atleta era desacreditado devido à sua baixa estatura para a posição, com 1,80m. Em Seattle, o QB acumulou 9 idas ao Pro Bowl, 3 All Pros, liderou a NFL em touchdowns lançados (34 em 2017) e em rating em 2015 (110,1), além de vencer o Super Bowl XLVIII em cima do Denver Broncos.
Pela equipe de Seattle, Wilson ficaria marcado pela liderança, habilidades com as pernas e pelos passes em profundidade. Entretanto, apesar do currículo, o QB teria a carreira manchada por uma interceptação derradeira no fim do Super Bowl XLIX, o que impediu os Seahawks do bicampeonato consecutivo. Em 9 anos, Russell Wilson se tornou o maior QB da história da franquia e é considerado um dos melhores correndo com a bola em toda a NFL.
Após assinar uma extensão de contrato com a equipe em 2019 que o tornou o mais bem pago em sua posição– com uma média de 35 milhões de dólares– Wilson sofreu com lesões na mão de lançamento que fez a sua produção cair consideravelmente. Além disso, quebrou uma sequência de 149 jogos seguidos como titular, a sexta maior da história.
Em 2022, Wilson esteve envolvido em uma troca que o enviou para o Denver Broncos em troca de 2 escolhas de primeira rodada, 2 de segunda, 1 de quinta e mais três jogadores. Antes mesmo de participar de sequer um snap, o atleta assinou uma extensão de 5 anos o valor de 245 milhões de dólares.
Em seu primeiro ano fora de Seattle, Wilson teve a pior temporada de sua carreira, lançando 16 touchdowns para 11 interceptações, enquanto os Broncos terminaram com um decepcionante recorde de 4-11, o que incluiu uma derrota para os Seahawks na abertura da temporada. O QB melhorou em 2023, porém não foi o suficiente para justificar o contrato do jogador e ele foi dispensado da equipe. Os Broncos assumiram o maior dead cap da história da liga ao cortá-lo, no valor de 49,6 milhões de dólares.
O Pittsburgh Steelers decidiu apostar em Russell Wilson em 2024, já que a franquia iria pagar o salário mínimo de veterano. Na Pensilvânia, Wilson só realizou a sua estreia na semana 7, pois estava lidando com uma lesão na panturrilha, mas venceu os seus seis primeiros jogos sob o comando do veterano, que recebeu a sua décima menção ao Pro Bowl. Entretanto, a equipe fecharia a temporada regular com uma sequência de quatro derrotas e perdeu de forma humilhante na rodada de Wild Card para o rival Baltimore Ravens.
Com 36 anos, Wilson é uma aposta de um nova equipe em necessidade de QB e, talvez, alguém para mentorear um atleta mais jovem.