Kyren Lacy, uma tragédia anunciada?
- Osvaldo Ruy Junior
- 18 de abr.
- 2 min de leitura
No último dia 12 de abril o ex-recebedor de LSU Kyren Lacy foi encontrado morto em seu veículo em Houston no Texas, o ex-atleta tinha apenas 24 anos e segundo informações do xerife do Condado de Harris a suposta causa da morte foi um ferimento de bala auto-infligido. As autoridades atenderam a um chamado de um familiar alegando que Lacy havia efetuado um disparo no chão após uma briga, houve uma perseguição policial e após um acidente com seu veículo “KL2”, o mesmo teria cometido suicídio. Consta nos relatórios que os policiais ainda tentaram socorrer Lacy, mas não havia mais o que ser feito.
Lacy já havia enfrentado problemas com a polícia, sendo acusado do atropelamento e morte de um senhor de 78 anos em um outro acidente de trânsito em dezembro de 2024. Porém, o recebedor só se apresentou à justiça em janeiro, sendo acusado de homicídio culposo, atropelamento e fuga.
Candidato ao Draft da NFL e atleta da LSU entre 2022 e 2024, Lacy fazia parte do forte ataque dos Tigers, capitaneado pelo QB sensação da última temporada da NFL, Jayden Daniels. Inclusive, nas redes sociais, Daniels se mostrou um dos mais abalados com a trágica morte do ex-colega. Kyren Lacy não é um caso isolado no esporte, a cada nova temporada mais casos como este povoam as manchetes dos jornais, acidentes de trânsito, casos de assédio, violência contra mulheres, uso de drogas e entre outras mazelas que levam a uma reflexão mais profunda sobre o ambiente hostil no qual esses garotos são expostos. O próprio pai do jogador Kenny Lacy fez um emocionante apelo aos pais:
"Pais jovens, comecem a conversar com seus filhos desde cedo e certifiquem-se de que eles se sintam confiantes e confortáveis em confiar em vocês. Não aceitem "Estou bem" quando, no fundo, sabem que algo não está certo. A saúde mental é real e, na maior parte, invisível; não ignorem os sinais, mesmo que pareçam pequenos. Nossas vidas mudaram para sempre e isso nunca ficará bem, mas Deus precisava do meu bebê mais do que ele era necessário aqui. Esta deve ser a maior pílula que nossas famílias tiveram que engolir, mas sei que o amor e a compaixão em nossas famílias nos ajudarão a superar isso. Isso nunca ficará mais fácil, mas aprenderemos a conviver com isso. Cuidem da saúde mental dos seus filhos!"
É óbvio que essa preocupação não está restrita aos esportes, a sociedade de forma ampla vêm sofrendo para diagnosticar estes gatilhos contemporâneos. Contudo, focando no cenário esportivo, uma boa dica para entender melhor os bastidores do Futebol Americano e seu ambiente é a série "Ballers", com o ator americano Dwayne "The Rock" Johnson. A série começa com um acidente fatal, dando boas vindas ao universo de jogadores e ex-jogadores da NFL, onde pressão, família, amigos e ego deixam claro que esses jovens são simplesmente atirados aos leões.
Hoje, vivemos num paradoxo de muita exposição e uma estrutura emocional frágil, característica das últimas gerações, somando isso a um déficit social de jovens, nos estamentos mais precários do tecido social, alçados ao estrelato e subvertendo as pirâmides econômicas tradicionais, temos assim uma tempestade perfeita para que eventos como o de Kyren Lacy infelizmente voltem a se repetir.
