Em uma decisão histórica, os 32 times da NFL aprovaram a participação de seus jogadores no torneio de Flag Football dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, marcando a estreia da modalidade no programa olímpico.
O que é o Flag Football?
O Flag Football é uma versão com contato extremamente reduzido em relação ao futebol americano tradicional. Em vez de derrubar o adversário, os jogadores devem remover uma fita (flag) presa à cintura do oponente para encerrar a jogada. A modalidade, que cresce globalmente, é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e será disputada em formato 5 contra 5, com equipes de 10 atletas.
Participação dos jogadores da NFL na nova modalidade olímpica
Com a aprovação da NFL, atletas sob contrato poderão representar seus países no Flag Football olímpico. Cada franquia da liga poderá liberar até um jogador para o torneio, além de um atleta internacional adicional. A seleção dos participantes será feita pelos Comitês Olímpicos Nacionais, com processos de tryouts ou qualificações.
Estrelas da NFL, como Patrick Mahomes, Tyreek Hill e Micah Parsons, já demonstraram interesse em competir. No entanto, atletas experientes do flag football, como o quarterback Darrell Doucette, enfatizam que o sucesso no futebol americano tradicional não garante desempenho superior na versão sem contato, destacando a importância de habilidades específicas da modalidade.
Roger Goodell, o proprietário do Dallas Cowboys, Jerry Jones, e outros dirigentes importantes da liga deixaram claro seu apoio à participação nas Olimpíadas durante seus encontros mais recentes em Palm Beach, Flórida, em abril.
A resolução sobre a participação na modalidade olímpica é um dos itens que devem ser votados ao longo desta semana. Os proprietários também votarão na proposta do Green Bay Packers de proibir o polêmico Tush Push e na proposta do Detroit Lions de redistribuir times dos playoffs com base no recorde da temporada regular.
A resolução do Flag Football estabelece regras e uma estrutura básica sobre como a NFL espera ver o processo funcionar, sujeito a negociações com a NFLPA e entidades relacionadas às Olimpíadas. Eles incluem:
• Permissão para qualquer jogador sob contrato da NFL participar de testes
• Um limite de um jogador por time da NFL em cada seleção nacional participante
• Permitir, além disso, que um jogador internacional designado por uma equipe jogue pelo seu país de origem