top of page

A cinco maiores rivalidades da NFL e o que esperar delas na próxima temporada

Rivalidades sempre foram o combustível para os grandes esportes, através delas heróis e vilões são eternizados, e na NFL não poderia ser diferente, e dentre estas rivalidades cinco se destacam, como se formaram, e o que esperar delas para atual temporada?


Pittsburgh Steelers x Cincinnati Bengals

Reprodução: Cincinnati Bengals
Reprodução: Cincinnati Bengals

Ambas as franquias fazem parte da AFC Norte e esta, é uma rivalidade marcada por confrontos físicos e por vezes com violência acima da média. A vantagem é muito ampla em favor dos Steelers, com 71 vitórias contra 40 dos Bengals, um dos confrontos mais notáveis ocorreu nos playoffs de 2015 no Wildcard, que os Steelers venceram por 18 a 16 após um quarto período cheio de reviravoltas e pênaltis.


Pelo lado dos Steelers, destacamos o "Big Ben" Roethlisberger, que dominou o confronto durante sua carreira, com um histórico de 24-10.


Pelas bandas de Cincinnati, um dos grandes vilões dos Steelers é o linebacker Vontaze Burfict, que se tornou "persona non grata" após várias jogadas brutais em jogadores dos Steelers, incluindo uma jogada criminosa em Antonio Brown num jogo de playoffs em 2015.


Para os confrontos desta temporada, o destaque fica com os elencos ofensivos. Os Steelers contarão com Aaron Rodgers em seu último ano e com fome de título, D.K. Metcalf recém chegado de Seattle promete ser a flecha para o arco veterano e Jonnu Smith, que fez ótima temporada pelo Dolphins e oferece muito perigo na redzone.


Já os Bengals, temos como destaque Joe Burrow, que desde que chegou aos Bengals, vem virando o jogo para Cincinnati, inclusive quebrando um jejum na temporada de 2021 que perdurava desde 2009. Temos também Ja'Marr Chase, Tee Higgins e Mike Gesicki. Vejo dois confrontos muito equilibrados, portanto uma vitória para cada lado, um fator que pode pender essa balança para os Steelers é a defesa, afinal ano passado, a defesa dos Bengals foi o "calcanhar de Aquiles" da equipe.


Green Bay Packers x Chicago Bears


Reprodução: Chicago Bears
Reprodução: Chicago Bears

Talvez a rivalidade mais tradicional de toda NFL e uma das mais antigas, estas equipes se enfrentam desde 1921, com vantagem para os Packers que possuem 108 vitórias contra 96 dos Bears e 6 empates. É tanta tradição que esse confronto foi escolhido para abrir a temporada de 2019, quando a NFL completou 100 anos.


Além da rivalidade em campo, as torcidas são extremamente apaixonadas, alimentando ainda mais essa rivalidade. O que não falta são jogos memoráveis, como a final da NFC em 2010 e o “jogo congelante” em 2008, referente as duas partidas disputadas em temperaturas baixíssimas naquele ano. A primeira, em 16 de novembro, foi um massacre dos Packers, com um placar de 37 a 3. Já na segunda, disputada em 22 de novembro, os Bears deram o troco, vencendo por 20 a 17.


Grande destaque de Green Bay é Aaron Rodgers, que tem um histórico dominante. O ex-quarterback de Green Bay detém o maior recorde entre os QBs que atuaram contra os Bears, com 25 vitórias contra apenas 5 derrotas. Em sua última partida contra os Bears, ele lançou para quatro Touchdowns, quebrando o recorde pessoal e da franquia em passes para touchdown em uma única temporada.


Falando agora de Chicago, o destaque fica com Walter Payton, uma lenda do esporte. O ex-running back dos Bears é um dos grandes responsáveis por uma das maiores sequências de vitória da equipe na década de 80.


Na próxima temporada podemos ter confrontos equilibrados, pois os dois times jogam pela NFC Norte. Enquanto o time de Green Bay parece mais pronto, os Bears ainda são uma incógnita. Será que Ben Johnson, agora como Head Coach dos Bears, vai finalmente fazer florecer o ataque dos Bears com mais de 4000 jardas em uma temporada? Será que Caleb Williams vai evoluir e se mostrar como uma verdadeira 1ª escolha? Os Bears melhoraram a linha ofensiva, trouxeram mais alvos para seu QB como Curtis Samuel, mas ainda assim, é um time que precisa provar muito em 2025.


Já os Packers, se mostram mais completos, e Jordan Love hoje é mais confiável que Caleb Williams, mas precisa jogar em alto nível durante toda temporada. Potencial para tal ele já provou que tem e agora terá mais opções de passe ou para corridas nas jogadas. A chegada de um novo wide-receiver (Matthew Golden), sonho antigo de Aaron Rodgers quando jogava por lá, pode agregar e muito o ataque dos Packers. Com isso, aposto em duas vitórias dos Packers, mas os Bears de 2025 serão alvo de muita expectativa com certeza, e se encaixar, podem vencer os Packers e talvez buscar uma vaga na pós temporada.


New England Patriots x New York Jets


Reprodução: New York Jets
Reprodução: New York Jets

Desde 1960, Patriots e Jets têm cultivado muita rivalidade, tanto pela proximidade geográfica quanto por uma rivalidade oriunda do beisebol entre Boston Red Sox e New York Yankees.


Ambas as equipes fazem parte da AFC Leste e os Patriots levam vantagem no embate direto, com 75 vitórias contra 56 vitórias dos Jets e 1 empate.


Os jogos entre essas equipes costumam ser acalorados independentemente da fase em que as equipes estejam atravessando, mas é fora dos gramados que podemos dizer que essa rivalidade teve "lenha jogada na fogueira". Devido à negociações e acusações que ajudaram a manter o clima quente entre as franquias.


O fato mais controverso foi a mudança de Bill Parcells para os Jets em 1997, o time de Nova York tirou de Boston seu até então treinador, Bill Belichick. Até que em 2000, os Patriots deram o troco e trouxeram de volta Belichick dos Jets, para então iniciar uma dinastia histórica na liga, voltada no quarterback Tom Brady, que viria a se tornar um dos maiores jogadores da história da NFL. Falando em Brady, ele dispensa apresentações, vencendo 31 vezes os Jets e saindo derrotado em apenas 8.


Do lado dos Jets podemos destacar o Hall of Fame Don Maynard, WR dos Jets. Ele tem um recorde de 16 vitórias contra os Patriots, 8 derrotas e 1 empate. Podemos destacar a temporada de 1967, quando o mesmo teve 1.434 jardas recebidas, um recorde da franquia que perdurou por 48 anos.


Para próxima temporada, arrisco a dizer que os Jets são favoritos para vencer as duas partidas, muito por conta da defesa e das ótimas peças de ataque. O ponto de interrogação é na posição de QB, Justin Fields não foi bem em Chicago, naufragou em Pittsburgh e está tendo sua terceira chance agora em Nova York. Já os Patriots, seguem reconstruindo a franquia, Drake Maye vai para seu segundo ano e pela impressão deixada na última temporada, há motivos para otimismo para o "Patriot".


Las Vegas Raiders x Kansas City Chiefs


Reprodução: Las Vegas Raiders
Reprodução: Las Vegas Raiders

Desde 1960 essas franquias se engalfinham pela supremacia da AFC Oeste. Embora o retrospecto recente seja favorável aos Chiefs, esses confrontos divisionais sempre rendem jogos nervosos e acalorados. Os Chiefs levam vantagem no confronto com 75 vitórias contra 55 vitórias dos Raiders e 2 empates.


Assim como no caso da rivalidade Jets x Patriots, Chiefs x Raiders só se tornaram rivais mais intensos através do beisebol, quando o Kansas City Atlhetics se mudou para Oakland, Califórnia em 1968. Em 1969, o time de expansão Kansas City Royals foi colocado na mesma divisão do Athletics.


Voltando para o futebol americano, tal confronto é cercado de boas histórias, como na temporada de 1975, quando os Chiefs derrotaram os Raiders por 42 a 10, levando o mascote dos Chiefs, Warpaint, a circular pelo campo após cada touchdown. Em entrevista ao término da partida, o HC dos Raiders, John Madden falou:


Não conseguimos vencer os Chiefs, mas quase matamos o cavalo (Warpaint) deles.


Em 2010, os Raiders derrotaram os Chiefs na prorrogação por 23 a 20, num confronto em que se incendiou novamente a rivalidade. Afinal, essa foi a 102ª vez que essas equipes se enfrentaram, até mesmo fora das quatro linhas a rivalidade é gigante. Em 2011, um torcedor dos Raiders entrou com uma ação judicial contra os Chiefs e dois de seus torcedores, alegando que a segurança não fez nada enquanto ele era espancado durante uma briga em Kansas City.


Entre os destaques deste confronto, podemos destacar pelos Chiefs o quarterback Patrick Mahomes, que nunca perdeu para os Raiders fora de casa e tem um retrospecto fantástico contra seus rivais de divisão, com 18 vitórias e apenas 1 derrota. Mahomes tem um rating de 106,4 com 4.141 jardas, 33 touchdowns e 5 interceptações.


Já o destaque dos Raiders, é o Hall of Fame, George Blanda, quarterback e kicker que atuou pelos Raiders de 1967 a 1969. Em 34 jogos contra Chiefs, Blanda possui 17 vitórias, 15 derrotas e 2 empates, obtendo 2.937 jardas, 22 Touchdowns e mais de 60% de acerto em FG.


Para próxima temporada, a tendência é que os Chiefs ampliem sua vantagem ao provavelmente vencer as duas partidas. Patrick Mahomes e seus asseclas são candidatos ao Super Bowl, enquanto os Raiders procuram se reestruturar com as chegadas de Pete Carroll, Geno Smith e Ashton Jeanty. Integrando ao elenco com os já presentes Raheem Mostert, Maxx Crosby e Brock Bowers.Há a possibilidade dos Raiders vencerem uma das partidas, mas ainda acredito em duas vitórias dos Chiefs.


NFC Leste


Reprodução: Washington Commanders
Reprodução: Washington Commanders

Por último, toda a NFC Leste. Nesta divisão é impossível separar duas equipes, ela é a única com capacidade de criar rivalidades das mais "pegadas" entre todas as equipes. Cowboys, Commanders, Giants e Eagles estão sempre se alternando no topo, com jogos quentes e extremamente competitivos. Todas as franquias possuem títulos de Super Bowl e os confrontos são sempre aguardados com muita expectativa, tanto pela popularidade quanto pela imprevisibilidade, fazendo destas partidas alvos frequentes para figurar nos jogos do horário nobre.


Cowboys x Eagles têm frequentemente decidido o título da divisão, já Commanders (antigo Redskins) x Cowboys tem um histórico mais longo de rivalidade. Enquanto Eagles x Giants além de serem uma rivalidade antiga, agregam contornos de rivalidade geográfica entre Nova York e Filadélfia.


Reprodução: Philadelphia Eagles
Reprodução: Philadelphia Eagles

Para próxima temporada as portas do hospício serão abertas novamente. Eagles sendo os atuais campeões do Super Bowl, são a equipe a ser batida. Os Commanders seguem fortes e com reforços em torno de Jayden Daniels, os Cowboys com um novo HC, reforçaram seu ataque com George Pickens ao lado de CeeDee Lamb e com a volta de Dak Prescott, será um ataque perigoso, ainda contando com uma defesa agressiva em volta de Trevon Diggs e Micah Parsons. Os Giants terão Russell Wilson como QB, Malik Nabers em seu segundo ano, a defesa que já era forte se reforçou com o defensive end Abdul Carter, adquirido no draft de 2025. Para muitos, o melhor prospecto da classe.


Difícil imaginar Eagles longe do título da divisão, a briga pela segunda vaga deve ficar entre Commanders e Cowboys com os Giants correndo por fora. Uma coisa é certa, a próxima temporada promete muitos confrontos efusivos, alimentando ainda mais essas grandes rivalidades da NFL. Que venha setembro!

ree

Sobre
 

Somos uma comunidade de apaixonados por Futebol Americano. Há mais de 10 anos, criamos conteúdo envolvente sobre o universo da bola oval, conectando fãs e transformando a paixão pelo esporte em uma grande família. Aqui, o Futebol Americano é mais que um jogo, é uma experiência compartilhada com muito humor, informação e conexão.

Contato
 

contato@interceptados.com.br

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Youtube
  • TikTok
bottom of page