Com o Draft de 2025 a somente um mês de distância, a ansiedade já consome o coração dos torcedores de todas as 32 franquias. Qualquer mínima decisão pode ter um impacto imprescindível em toda a liga por décadas e décadas.
De times escolhendo os jogadores errados para atletas que se recusaram a jogar por certas equipes, aqui estão alguns dos momentos mais icônicos do Draft da NFL.
Os Vikings deixam o tempo estourar na primeira rodada
Durante o draft de 2003, o Minnesota Vikings acreditou ter uma troca encaminhada com o Baltimore Ravens quando restavam 32 segundos no cronômetro. A troca não foi finalizada e o relógio da equipe de Minnesota chegou a zero, o que ocasionou em uma rara perda de seleção.
Os Vikings ainda permitiram que Jaguars e Panthers escolhessem na sua frente antes de selecionarem o All-Pro DT Kevin Williams.
O cachorro de Bill Belichick escolhe um jogador
Devido a pandemia da Covid-19, a NFL decidiu fazer o primeiro e único draft virtual de sua história. O, então na época, Head Coach do New England Patriots, Bill Belichick, deixou o seu cachorro subir em sua cadeira e a cena dava a entender que era o animal que estava a fazer as escolhas. Para tornar o momento mais cômico, Belichick saiu do frame da câmera, deixando o cachorro sozinho em frente a dois computadores.
Saints trocam todas as suas picks para draftar Ricky Williams
O New Orlean Saints acreditou que não poderia deixar de escolher o running back de Texas, Ricky Williams, no draft de 1999. Assim, a equipe trocou todas as suas escolhas daquele ano e mais duas do ano seguinte para subir até a quinta posição e selecionar o jogador. O atleta jogou somente 3 temporadas pela equipe de Nova Orleans antes de ser trocado para o Miami Dolphins.
John Elway se recusa a jogar pelos Colts
Em 1983, o então Baltimore Colts tinha a pick 1 do draft e, como o esperado, iam draftar o QB John Elway. Entretanto, o atleta afirmou que não jogaria pela equipe e até chegou a ser draftado na MLB, mas os Colts escolheram ele mesmo assim. O tiro saiu pela culatra, já que Elway estava irredutível e, eventualmente, foi trocado para o Denver Broncos, onde venceu 2 Super Bowls.
Browns escolhem Brandon Weeden
Com a 22° escolha do draft de 2012, o Cleveland Browns selecionou o QB Brandon Weeden. O problema é que Weeden ia ser um calouro de 28 anos e tinha evidentes falhas em seu jogo. Após se tornar o jogador mais velho da liga a ser draftado, Weeden jogou só duas temporadas pelos Browns. Para piorar, QBs como Russell Wilson e Kirk Cousins ainda estavam disponíveis.
Lions escolhem 3 WRs dentro do top 10 em 3 anos consecutivos
De 2003 a 2007, o Detroit Lions escolheu wide receivers com as primeiras escolhas do draft. Nunca antes algum time havia selecionado a mesma posição em 3 anos seguidos. Os Lions escolheram Charles Rogers e Roy Williams, ambos busts, porém, em 2007, acerteram ao draftar o hall of famer Calvin Johnson. Como dizem, a terceira vez é o charme.
Buccaneers escolhem o jogador errado
Em 1982, os Buccaneers queriam draftar o defensive end Booker Reese com sua escolha de primeira rodada, porém submeteram o nome errado para a liga e escolheram Sean Farrell, um offensive guard. Curiosamente, a equipe trocou novamente para a primeira rodada e selecionou Booker Reese, que foi um completo bust, enquanto Farrell foi Pro Bowler pela franquia.
Eli Manning e Phillip Rivers trocam de times
Em 2004, o mais novo membro da família Manning era a óbvia primeira escolha do draft, que pertencia aos Chargers. Manning– assim como Elway– recusou-se a jogar pela a equipe e, ainda assim, foi draftado. Os Giants, com a pick 4, fizeram um acordo com os Chargers para selecionarem o QB Philipp Rivers e, então, trocarem os jogadores. A troca é dada como uma das melhores na qual ambos times sairam ganhando.
A disputa entre Peyton Manning e Ryan Leaf
Peyton Manning e Ryan Leaf protagonizaram o maior debate acerca da primeira escolha. Colts e Chargers, respectivamente, tinham as primeiras escolhas e, até a noite do draft, ninguém saberia quem sairia em primeiro overall. Os Colts opitaram por Manning, que venceu um Super Bowl e se tornou o ídolo mártir da franquia, enquanto Leaf virou um dos maiores busts da história da NFL.
Aaron Rodgers cai para os Packers
Em 2005, o debate para quem seria escolhido com a pick 1 estava entre Alex Smith e Aaron Rodgers. Os 49ers foram com Smith e Rodgers acabou deslizando pela primeira rodada. Isso é, até os Packers– que tinham o QB Brett Favre– chocarem a liga ao selecionarem Rodgers com a escolha de 24. Ele venceria um Super Bowl e quatro MVPs na cidade.
Bears sobem uma posição no draft por Mitchell Trubisky
Em 2017, os Bears fizeram uma troca com o San Francisco 49ers para subir da 3° para a 2° escolha para chocar a liga e escolher Mitchell Trubisky. Apesar de ter ido ao Pro Bowl em 2018, apenas 8 escolhas depois o Kansas City Chiefs selecionaram Patrick Mahomes.