Trocas são uma grande parte do draft e uma aposta que pode elevar ou rebaixar uma franquia por vários anos. Toda essa expectativa faz dessas movimentações um dos momentos mais emocionantes do evento e, ao depender, tornam-o memorável. Veja cinco das melhores trocas da história do NFL Draft.
(Foto: Reprodução X/ Tom Pelissero)
San Francisco 49ers trocam para selecionar Jerry Rice
A troca que permitiu aos 49ers selecionar Jerry Rice é amplamente considerada a melhor de todos os tempos na noite de draft. A equipe de Santa Clara enviou uma escolha de primeira rodada (28ª), segunda rodada (56ª) e uma de terceira rodada (84ª) para o New England Patriots em troca da 16º escolha. Rice se tornou o líder histórico da NFL em jardas recebidas (22,895), recepções (1,549) e touchdowns recebidos (197), além de acumular 11 All-Pros, 3 Super Bowls e um prêmio de MVP do grande jogo.
Dallas Cowboys trocam para selecionar Emmitt Smith
O líder em jardas (18,355) e touchdowns terrestres (164) da NFL foi escolhido pelo Dallas Cowboys após a equipe ceder uma seleção de terceira rodada para o Pittsburgh Steelers e subir da 21ª para a 17ª posição no board. Smith foi uma parte crucial dos três títulos conquistados pela franquia na década de 1990 e tudo o que o Hall of Famer custou aos Cowboys foi uma escolha de segundo dia.
Atlanta Falcons trocam para selecionar Julio Jones
Controversa na época, os Falcons trocaram duas escolhas de primeira e quarta rodada, além de mais uma quarta para o Cleveland Browns para subir 19 posições e selecionar Julio Jones com a 6ª pick. Em retorno, Jones se tornou um dos melhores jogadores da história da franquia, liderando os Falcons em jardas recebidas (12.896) e recepções (848). Após a sua aposentadoria em 2025, o Wide Receiver provavelmente será membro do Hall da Fama da NFL.
Chiefs e Texans trocam por seus QBs
Em 2017, Chiefs e Texans fizeram duas apostas em busca dos seus quarterbacks do futuro. A equipe de Houston trocou duas escolhas de primeira rodada para o Cleveland Browns para subir da 25ª para a 12ª posição pelo QB Deshaun Watson, enquanto Kansas City cedeu duas primeiras rodadas e uma terceira para os Bills em troca da 10ª escolha por Patrick Mahomes. Apesar do caso Deshaun Watson, ambos os jogadores foram mártires para o sucesso das franquias, principalmente, o tricampeão do Super Bowl e duas vezes MVP.
Chargers e Giants trocam seus QBs
Após ser escolhido pelo, na época, San Diego Chargers e se recusar a jogar pela equipe, Eli Manning seria protagonista de uma rara troca de draft benéfica para ambas as partes. O New York Giants selecionou o QB Phillip Rivers três seleções depois, porém mandaria o jogador para a equipe da Califórnia juntamente com escolhas de primeira, terceira e quinta rodada por Manning. Rivers se tornou o melhor QB da história dos Chargers e líder em todas as principais estatísticas, enquanto Manning se consagrou bicampeão do Super Bowl em duas campanhas heróicas pela franquia de Nova York.