Nem todo talento do College Football se traduz em sucesso na NFL. Enquanto algumas classes, como a de 1983, foram históricas, outras ficaram marcadas por fracassos e escolhas questionáveis. Jogadores que chegaram com altas expectativas se tornaram grandes decepções, e franquias inteiras sofreram as consequências de drafts fracos.
(Foto: Divulgação/NFL.com)
Confira as cinco piores classes da história da liga e entenda como elas impactaram o futuro das equipes. Nem sempre os talentos do College são traduzidos para a NFL. Ao contrário de drafts como o de 1983, a busca por futuras estrelas pode ser bastante árdua. Conheça as cinco piores classes da história da liga.
5. 1991
Discutivelmente a pior primeira rodada da história da liga, esta classe rendeu apenas 3 estrelas: Brett Favre, vencedor do Super Bowl e múltiplo MVP, Aeneas Williams– membro do Hall da Fama- e o múltiplo All-Pro Herman Moore. Para além, basicamente toda a primeira rodada foi composta por busts ou jogadores medianos.
4. 1987
Essa é uma das classes que define a década de 1980. Fora o ano de 83, os anos 80 foram marcados por drafts bastante abaixo da média. As principais estrelas dessa classe são: Rod Woodson, Cris Carter e Vinny Testaverde, sendo os 2 primeiros Hall of Famers. Alguns dos busts desta classe incluem John Bosa, Alonzo Highsmith e, é claro, Brian Bosworth.
3. 1986
Um ano antes do candidato anterior, a classe de 1986 teve poucos pontos positivos. Bo Jackson, um dos running backs mais explosivos da liga, recusou-se a jogar pelos Buccaneers após ser selecionado com a primeira escolha e teve uma carreira invejável com os Raiders. Outro destaque é o linebacker Charles Haley, 5 vezes campeão do Super Bowl e membro do Hall da Fama. A par dos dois atletas, o draft foi repleto por busts ou jogadores de rotação, com somente 8 Pro Bowlers na primeira rodada.
2. 1984
Logo após o melhor draft de todos os tempos, ocorreu uma grande decepção. Devido a uma competição com a USFL, muitos talentos estiveram ausentes da ocasião, aparecendo somente em drafts suplementares. Alguns desses nomes incluem: Steve Young, QB múltiplo vencedor do Super Bowl, e Reggie White, um dos melhores pass rushers de toda a liga. Porém, o draft regular foi muito abaixo da média. Sem membros do Hall da Fama, a carreira de maior sucesso foi a de Boomer Esiason, MVP da NFL em 1988. Alguns dos principais busts são Mossy Cade, Ricky Hunley e Jackie Shipp.
1. 1992
Pela primeira vez em quase 40 anos, uma equipe tinha as duas primeiras escolhas no draft. Ainda assim, os Colts selecionaram dois busts em Steve Emtman e Quentin Coryatt. Com 0 Hall of Famers e uma das menores quantidades de Pro Bowlers da história, o único jogador acima da média foi o kicker Jason Hanson. A maior parte dos atletas não duraram uma década na liga. Os busts incluem: David Klingler, Tommy Vardell, Eugene Chung, Derek Brown, Johnny Mitchell e Tommy Maddox.