Hoje sairemos um pouco do âmbito jornalístico e falaremos como esse esporte que tanto amamos surgiu. O futebol americano não foi exatamente algo criado do zero, foi na verdade uma mistura de outros dois esportes, o rúgbi e o futebol. A ideia principal de Walter Camp, pai do futebol americano, era mesclar as regras e ideais dos dois esportes ingleses. Agora, que tal adentrarmos um pouco no contexto da época e acompanhar o nascimento de uma das melhores atividades de contato do planeta?
O primeiro jogo oficial foi realizado entre as Universidades Rugters e Princeton, em 1869. Na época as equipes jogaram com a proibição de carregar a bola com o uso das mãos, o que explica o placar de 6 a 4 favorável para Rugters. Com o passar das décadas, as faculdades em geral passaram a jogar com regras próprias, permitindo a utilização das mãos, outras não.
O nascimento oficial do futebol americano e Walter Camp, seu pai
"Pai do futebol americano", Walter Camp - Foto do site Britannica
O jogo que acabou de ser citado ainda não marcava o surgimento do esporte, estava mais para um "test-drive", se pudermos colocar assim. Walter Camp, foi um ex-jogador e treinador pela Universidade de Yale, ele é para muitos o responsável pela transição do rúgbi para o FA.
Dentro de um período de 6 anos, mais especificamente entre 1876 e 1882, Walter alterou diversas regras do jogo, que foram essenciais para a criação de uma identidade do esporte:
Linha de scrimmage: Ao contrário do rúgbi, onde há disputas constantes pela posse de bola e a velocidade de jogo é maior, Camp delimitou uma linha fixa que difundia o ataque da defesa, além de marcar o ponto de início das jogadas.
Sistema de descidas: Em vez de jogar continuamente como no rúgbi, o ataque deveria avançar cinco jardas em três tentativas. Isso mais tarde evoluiu para o sistema atual de dez jardas em quatro tentativas.
Redução de jogadores: O rúgbi na época era jogado com 15 jogadores em cada equipe. Walter Camp limitou esse número para 11 jogadores por lado.
Introdução do quarterback: Ele criou o conceito de um jogador especializado em liderar as operações, sendo o maior responsável pelo início das jogadas e eventualmente pelos pontos.
Uso do "snap": Ao invés de um confronto físico pelo domínio da bola no início das jogadas, que é conhecido como "ruck". A bola passou a ser entregue ao quarterback por um jogador da linha de scrimmage (pelo centro mais especificamente).
Foto obtida através do portal Pro Football (Não foi possível anexar o link)
Em 1880, a Universidade de Yale apresentou oficialmente as regras de Walter Camp. Dois anos depois, o sistema de descidas foi implementado, diferenciando ainda mais o futebol americano do rúgbi.No final do século XIX, várias universidades adotaram tais regras, e o esporte teve um crescimento exponencial.
O futebol americano universitário se tornou extremamente popular, com enormes rivalidades surgindo entre instituições como Harvard, Yale, Princeton e Penn. No entanto, o jogo era conhecido pela violência excessiva e frequentemente lesões graves eram registradas, até mesmo mortes chegaram a acontecer devido aos impactos brutais.
Em 1905, o então presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, precisou intervir e convocou as universidades para reformular as regras do jogo. Como resultado, no ano seguinte, foi introduzido famoso o passe para frente, realizado pelos quarterbacks, algo que tornou o jogo menos dependente de formações físicas pesadas e, consequentemente, reduzindo a violência.
4. Eis que surge a National Football League, ou NFL e considerações finais
Com o passar do tempo, o futebol americano começou a se profissionalizar. O primeiro campeonato profissional organizado surgiu em 1920, com a criação da American Professional Football Association (APFA), que em acabou sendo renomeada para National Football League (NFL) .
A NFL enfrentou desafios no início, mas nas décadas de 30 e 40 começou a se estabelecer como a principal liga do esporte nos país. Outras ligas tentaram competir, como a All-America Football Conference (AAFC) e a American Football League (AFL) , mas a NFL acabou absorvendo a maioria delas.
A fusão da NFL com a AFL em 1970 criou o Super Bowl e as conferências, a AFL se tornou uma delas, já a outra passou a se chamar National Football Conference (NFC). Consequentemente, os 32 times se dividiram em 8 divisões regionais, 4 por conferência.
Desde então, o Super Bowl se tornou um dos eventos esportivos mais lucrativos e populares do mundo, tendo até mesmo o Brasil como um dos maiores mercados da NFL. Podemos não ter a mesma tradição dos americanos, mas aos poucos tornamos o esporte mais influente em terras tupiniquins, eventualmente conseguimos trazer o esporte de vez para cá, mais especificamente, para São Paulo-SP.