Cooper DeJean é um jogador que pode atrair muitos olhos depois de sua temporada que saiu de conto de fadas, defendendo o Philadelphia Eagles. O jovem de 22 anos que atua como cornerback terá uma história daquelas, campeão como estreante na NFL e ainda anotando um touchdown no Super Bowl, que por sinal foi realizado no dia do seu aniversário.
College em Iowa
Cooper fez três anos de College, entre 2021 e 2023, lá ele provou ser uma peça fundamental na defesa e suas estatísticas provam isso. Nesses três anos, em 30 jogos disputados acumulou 120 tackles, sendo 85 por conta própria e 35 com auxílio do time, 7 interceptações, 3 touchdowns após realizar uma interceptação, 13 passes defendidos, 31 punts e 1 touchdown originário de um punt. Próximo de Novembro de 2023 DeJean fraturou a fíbula, isso fez com que ele perdesse os últimos 4 jogos daquela temporada e o Campeonato da Big Ten. Mesmo assim, se comprometeu com o Draft de 2024, dando duro em seu processo de reabilitação para estrear o quanto antes.
Prêmios no College
2022:
2023:
1st-Team All-Big Ten
All-American (Unânime): Considerado um dos melhores jogadores do país
Defensive Back do Ano da Big Ten
Especialista em Retorno do Ano da Big Ten
Finalista do Prêmio Bronko Nagurski: Indicado entre os melhores defensores universitários
Finalista do Prêmio Jim Thorpe: Indicado entre os melhores defensive backs do país
Enfim, o Draft e o início na NFL
Cooper DeJean foi escolhido com a 40° Pick geral pelo Philadelphia Eagles. O início dele foi marcado por sua facilidade em se adaptar tanto ao esquema tático mas também ao jogo em si, DeJean foi fundamental em grande parte dos jogos em que participou. Na sua Rookie Season realizou 38 tackles sozinho, 13 com assistência, defendeu 6 passes, forçou 1 fumble e recuperou 3 em 16 jogos da temporada regular.
Primeira pós-temporada logo na Rookie Season
Já na Pós-Temporada, Cooper conseguiu 12 tackles solo e 6 assistido, 6 passes defendidos, 1 interceptação que também resultou em touchdown e 1 fumble recuperado. Os Eagles chegaram na finalíssima novamente contra o Kansas City Chiefs, o jogo acabou em 40-22 para o time de Philadelphia. Cooper conseguiu fazer coisas que muitos jogadores sonham em fazer, interceptou Patrick Mahomes e ainda nessa jogada anotou seu primeiro touchdown na NFL logo no Super Bowl e como foi dito anteriormente, foi campeão no dia do seu aniversário após uma partida dos sonhos.
Prêmios da Rookie Season
Campeão do Super Bowl LIX
Time All-Rookie da PFWA: Selecionado para a equipe ideal de novatos pela Pro Football Writers of America
Finalista para o Prêmio de Calouro Defensivo do Ano da Associated Press: Indicado entre os cinco finalistas
Cooper DeJean se junta a Tony Dorsett, Malcolm Butler e Ronnie Lott como jogadores campeões em suas temporadas de estreia na NFL. Após retornar de uma dura lesão em seu último ano no College para chegar onde chegou, é admirável ver tal recuperação. Esse garoto é mais um daqueles que nós podemos dizer “esse vai longe”.