Provavelmente a maioria já tem ideia de que o futebol americano é um esporte cujo mercado tem se expandido mundialmente, especialmente no Brasil. Nosso país é considerado o terceiro maior consumidor da NFL, atrás obviamente dos Estados Unidos e do México. Mas além dos famosos shows durante o intervalo dos jogos de Super Bowl vemos também vários anúncios antes e após os shows e durante a troca de equipes. No entanto, por acaso você já parou para pensar quanto dinheiro gira em torno da realização do Super Bowl? Nessa matéria é exatamente o que vamos abordar.
Venda de ingressos
Começando pela arrecadação vinda dos torcedores, o Super Bowl LIX (59) foi realizado em Nova Orleans, no Ceasars Superdome, arena do New Orleans Saints. Levando em consideração que a mesma tem em torno de 73 mil assentos e que algo próximo de 66 mil espectadores estavam presentes no jogo, foram arrecadados mais de US$ 540 milhões, segundo a Reuters. Tendo em mente que os ingressos tiveram um preço médio entre US$ 7.400 e US$ 8.800, os mais caros ficaram em torno de US$56.000.
Publicidade
Indo direto ao ponto, o Super Bowl LIX arrecadou algo po volta de US$ 800 milhões em receitas publicitárias, conforme levantamento da FOX, o que garantiu ao evento o título de evento esportivo mais lucrativo do mundo. Um único anúncio de 30 segundos custou por volta de US$ 8 milhões para ser exibido, desde o Super Bowl LVI (56) em 2021, o preço de um comercial de mesma duração teve um aumento de mais de US$ 1.5 milhões.
Apostas Esportivas
Sim, as famosas “bets” também são importantes na realização de um Super Bowl, na verdade para uma temporada inteira. Isso reforça o interesse do país em legalizar oficialmente as apostas esportivas em certos estados, como o Texas por exemplo. Na última edição, só com as apostas, foram arrecadados mais de US$ 16 bilhões, de acordo com o MarketWatch, site especializado em apostas esportivas. Não, você não leu errado, aqui chegamos a marca de bilhões, essa é a prova de que o Super Bowl é muito impactante no mercado esportivo.
Impacto local
Obviamente não é só a NFL que fatura com o Super Bowl, a cidade-sede também ganha muito com isso, e nesse caso vamos abordar a cidade de Nova Orleans. Talvez nem todos se recordam, mas a cidade sofreu com o furacão Francine em 2024. O mesmo fez com que a cidade ficasse alagada e com inúmeras propriedades destruídas no decorrer do incidente. Realizar o Super Bowl na cidade foi uma notícia positiva, pois foram arrecadados mais de US$ 600 milhões, como publicado pelo portal de música, cultura e lifestyle RMR.
Receita total do Super Bowl LIX
Após esse pequeno vislumbre do potencial econômico do Super Bowl, podemos finalmente concluir o quanto foi faturado na edição LIX (59):
Ingressos: US$ 540 milhões (R$ 3.1 bilhões a R$ 3.135 bilhões) - Reuters
Publicidade: US$ 800 milhões (R$ 4.6 bilhões) - FOX
Apostas Esportivas: US$ 16 bilhões (R$ 91,8 bilhões) - RMR
Total: US$ 17.3 bilhões (R$ 101.7 bilhões)