Não é surpresa para ninguém que a free agency da NFL é onde os times buscam se reforçar, eliminar fraquezas e chegar com menos necessidades no draft. Assim como é a época onde muitos dos campeões são formados e grandes jogadores são contratados por seus times. Podemos lembrar do ano passado em que os Eagles encontraram nesta mesma época, Zack Baun e Saquon Barkley dois dos pilares do time que viria a ser campeão, ou em outras temporadas quando ídolos como Drew Bress também chegou via free agency aos Saints.
Neste texto iremos analisar os 8 times da NFC South e da NFC West e as suas principais contratações e assim dar nota para os times e algumas contratações mais relevantes, as notas serão de A+ até F. Além das contratações, será levado em conta os jogadores que o time perdeu. Lembrando que este será um texto totalmente opinativo.
NFC NORTH
Atlanta Falcons: F
Principais contratações: EDGE Leonard Floyd, CB Mike Ford
Principais renovações: CB Mike Hughes, DT Ta'Quon Graham, OT Elijah Wilkinson, G Kyle Hinton, LB Josh Woods
Principais perdas: C Drew Dalman, DT Grady Jarrett, S Richie Grant
Adicionei como movimento nessa free agency a manutenção do QB Kirk Cousins, sendo essa para mim a pior free agency de toda a liga, pois é um time que possui até bons nomes no lado ofensivo, porém não possui uma certeza com seu quarterback, além disso não tem nomes talentosos na defesa e em especial ainda está acima do limite salarial.
Este ano será um teste de fogo para saber se Kirk Cousins tem condições físicas de se manter como titular ou se Michael Penix conseguirá se firmar na liga. Fica a curiosidade para Kyle Pitts ainda procurando seu ano de explosão e como os jogadores vindo draft irão performar, e lá deveria estar a esperança de
Carolina Panthers: B+
Principais contratações : DT Tershawn Wharton, EDGE Patrick Jones II, DT Bobby Brown III, RB Rico Dowdle, LB Christian Rozeboom
Principais renovações: CB Michael Jackson, TE Tommy Tremble, QB Andy Dalton, C Austin Corbett, OL Brady Christensen
Principais perdas: RB Miles Sanders
Os Panthers terminaram a última temporada em alta, porém ainda estão longe de serem um time competidor, mas em meio a divisão mais bagunçada da NFL, por que não sonhar? Acho que manter muitos jogadores tem seus benefícios, afinal a base que estava evoluindo foi mantida, mas não resta tanto espaço no teto salarial, apenas 22 milhões.
Carolina agora terá a difícil missão de finalmente ter uma consistência com Bryce Young, pois todo o sucesso do time depende do QB continuar a evoluir. Acho que é um time que poderá evoluir e talvez ser uma surpresa, mas levará tempo e não competirá por título.
New Orleans Saints: D
Principais contratações:
DT Davon Godchaux
S Justin Reid
TE Jack Stoll
CB Issac Yiadom
Principais renovações:
EDGE Chase Young
TE Juwan Johnson
WR Dante Pettis
Principais perdas:
RB Jamaal Williams
CB Paulson Adebo
S Will Harris
WR Marquez Valdes-Scantling
EDGE Payton Turner
Este é mais um time que parece estagnado, porém com um novo treinador, é possível que os Saints possam finalmente sair do marasmo que está desde a aposentadoria de Drew Bress. Porém a diretoria parece manter os mesmos problemas dos anos anteriores, afinal diversos contratos altos ainda são dados para jogadores não tão talentosos.
Justin Reed é um dos melhores contratos de toda a free agency, e isso merece ser elogiado, porém um jogador como Chase Young teve um contrato muito alto, mas já demonstrou talento e talvez esteja no último contrato de alto valor em sua carreira. Porém os maiores problemas do time serão o Salary cap do time e em especial o destino de seu QB, afinal Derek Car ainda não é uma certeza no time.
Tampa Bay Buccaneers: C+
Principais contratações:
EDGE Haason Reddick
LB Anthony Walker
CB Kindle Vildor
Principais renovações:
WR Chris Godwin
LB Lavonte David
G Ben Bredeson
EDGE Anthony Nelson
DT Greg Gaines
Principais perdas:
G Robert Hainsey
EDGE Joe Tryon-Shoyinka
S Tavierre Thomas
LB K.J. Britt
Esse é um ano de quase vai ou racha, pois verdadeiramente existe um potencial grandioso no time, mas mesmo assim ainda dúvidas pairam no ar quando o assunto é a profundidade de talento e o potencial de explosão em Tampa. Ainda é importante destacar que Liam Coen deixou a organização e agora mais um coordenador ofensivo diferente estará treinando Baker Mayfield.
A adição de Haason Reddick vem após uma temporada de polêmica e em especial afastamento do esporte, logo ele pode não estar em sua melhor condição física, mas ainda assim é um jogador de extrema qualidade e que pode ser o diferencial na defesa de Tampa. Considero o time o favorito em sua divisão e com isso pode chegar forte nos playoffs e estará correndo por fora em uma disputa para chegar no Super Bowl.
NFC EAST:
Arizona Cardinals: B
Principais contratações: EDGE Josh Sweat, QB Jacoby Brissett, DT Dalvin Tomlinson
Principais renovações: OL Evan Brown, WR Zay Jones, DT L.J. Collier
Principais perdas: DT Roy Lopez, DT Khyiris Tonga
Com poucas perdas relevantes, o time conseguiu trazer excelentes nomes por valores relativamente baixos, acredito que a defesa de Jonathan Ganon poderá ser uma unidade competente que mesmo sem nomes tão relevantes, assim caso tenha um ataque competente poderá até mesmo ameaçar para chegar aos Playoffs.
A grande questão é que ainda faltam grandes nomes do lado defensivo e o ataque ainda mantém dúvidas sobre seu potencial e se conseguirá chegar ao seu limite. O draft será um grande indicativo se os Cardinals serão um time competidor esse ano ou não.
Los Angeles Rams: B
Principais contratações: WR Davante Adams, DT Poona Ford, C Coleman Shelton
Principais renovações: QB Jimmy Garoppolo, OT Alaric Jackson, WR Tutu Atwell
Principais perdas: WR Cooper Kupp, G Jonah Jackson, DT Neville Gallimore, WR Demarcus Robinson, TE Hunter Long, EDGE Michael Hecht, LB Christian Rozeboom, DT Bobby Brown III
Na realidade a grande movimentação dos Rams nessa free agency foi a manutenção de Matthew Stafford, que após especulações sobre uma possível troca foi batido o martelo sobre a permanência do jogador. Apesar de ser um jogar já mais velho e que teve questões ligadas a sua saúde nos playoffs da última temporada, Stafford ainda é o melhor QB da divisão é um dos melhores da conferência.
A contratação de Davante Adams traz um bom complemento para Puka Nacua, pois Cooper Kupp não tinha condições de se manter saudável nas últimas temporadas. Com uma estrela em ascensão na defesa, chamado Jared Verse, acho que esse time tem tudo para estar nos playoffs e desafiar o atual campeão Philadelphia Eagles.
San Francisco 49ers: C
Principais perdas: WR Deebo Samuel, CB Charvarius Ward, LB Dre Greenlaw, S Talanoa Hufanga, OT Jaylon Moore, EDGE Leonard Floyd, DT Javon Hargrave, DT Maliek Collins, QB Josh Dobbs, RB Elijah Mitchell, QB Brandon Allen, CB Isaac Yiadom, RB Jordan Mason
Escolhi destacar apenas as perdas dos 49ers, pois a quantidade de jogadores que foram embora é realmente grande, porém isso só tem um fator: o contrato de Brock Purdy. Ele que foi o Mr.Irrelevante teve um contrato baixíssimo por anos e por isso muitas estrelas puderam ficar no time por anos, mas esse contrato está chegando ao fim e os 49ers precisam se desfazer de jogadores.
Porém mesmo com muitos jogadores estarem indo embora, nenhum deles é realmente a estrela ou a espinha dorsal do time, logo San Francisco deve se manter no mesmo nível do ano passado, mesmo que tenha perdido profundidade de talento e isso talvez tenha sido o fim da janela de Super Bowl a curto prazo. O time da Califórnia está longe de ser o que já foi, mas ainda tem qualidade e parece dar 1 passo para trás para dar 2 à frente.
Seattle Seahawks: B-
Principais contratações: QB Sam Darnold, EDGE DeMarcus Lawrence, WR Cooper Kupp, WR Marquez Valdes-Scantling, OT Josh Jones
Principais renovações: LB Ernest Jones, DT Jarran Reed
Principais perdas: QB Geno Smith, WR D.K. Metcalf, WR Tyler Lockett, DT Dre'Mont Jones, DT Roy Robertson-Harris, S Rayshawn Jenkins, T George Fant, CB Tre Brown
Eu acredito que os Seahawks também fazem uma free agency de renovação, trocando jogadores e apostando em alguns jogadores que se tornaram livres, mas os valores pagos foram muito altos o que torna uma análise mais complexa e desafiadora.
O time teve uma clara evolução de Geno Smith para Sam Darnold, mas teve uma perda em relação a Metcalf e Cooper Kupp, com contrato muito pesado. Esse ano o time fez uma bela limpa e hoje é a segunda menor folha salarial de toda a liga e isso é uma indicação que esse não é um time para agora, mas sim para um futuro.
O próximo texto trará a análise das movimentações de free agency dos times da AFC North e AFC East.