top of page

Análise de draft: Abdul Carter

O defensive end de Penn State é o principal prospecto da posição no draft e um dos jogadores com maiores expectativas para a NFL


Abdul Carter é um dos nomes mais impactantes para o Draft de 2025. O edge rusher da faculdade de Penn State é o principal jogador do país em sua posição e um prospecto dito como “imperdível”. Muito comparado com o último grande defensive end da mesma faculdade, Micah Parsons, o atleta tem muitas qualidades e peculiaridades importantes para uma carreira próspera na NFL. Porém, ainda há algumas mecânicas que precisam ser melhoradas.

Carter mede 6’ 3’’ pés (1,92 metro) e pesa 250 libras (133 quilos)– medidas não oficiais, já que o jogador não participou do NFL Combine por estar se recuperando de uma lesão no ombro– ambos são números ordinários para a posição, o que pode ser um problema ao chegar na NFL, com jogadores maiores, mais experientes e mais fortes. Abdul Carter foi nomeado para o time da temporada da conferência Big Ten em 2023, porém, foi ao mudar de posição de off-ball linebacker para defensive end, que Carter atingiu o seu real potencial.


Em 2024, Carter liderou a nação em TFLs (tackles for loss) com 23,5, além da maior marca da carreira em sacks (12) e fumbles forçados (2), aliado a 61 pressões e um índice de pressão de 18,5%, terceira maior marca do país. Tais estatísticas renderam ao atleta outra nomeação para o time do Big Ten, mas; dessa vez, juntamente com o prêmio de jogador defensivo do ano da conferência e outra nomeação para o time da temporada do College Football. 


Pontos fortes:


A grande destreza de Abdul Carter é a sua agilidade. O jogador tem uma velocidade imprescindível ao sair da linha de scrimmage, o que o faz contornar os offensive tackles a sua principal arma no pass rush. A sua rapidez com os pés ajuda Carter a mudar rapidamente de direção, tornando-o um atleta extremamente difícil de lidar para os adversários. Além disso, isso lhe dá uma vantagem ao atacar o interior da linha ofensiva para parar o jogo terrestre, como fez várias vezes em sua carreira no College. 


O atleticismo de Abdul Carter é um perigo por si só, porém o jogador tem um instinto muito bom para a posição. Apesar da transição para defensive end, Carter retêm muitas qualidades de sua época de linebacker, como ser ótimo em decifrar e parar jogadas, além de identificar e atacar os gaps certos em jogadas de corrida e screens. O edge rusher já mostrou muitas formas diferentes de atacar os tackles adversários. A sua jogada chave é o “ghost rush”– antes perfeccionado por Von Miller–, mas que “pressionar o QB é ao seu superpoder”. 


Os melhores jogos de Carter nesta temporada vieram contra grandes equipes, em especial contra SMU, Notre Dame e Ohio State. Não obstante, essas são algumas das melhores linhas ofensivas de todo o College Football e, ainda assim, Carter teve performances impactantes. Vale ressaltar que, no jogo contra Notre Dame pelas semifinais do college, o atleta estava com uma lesão no ombro. 


Pontos Fracos:


Como já dito anteriormente, Abdul Carter tem um tamanho mediano para a posição, o que pode ser prejudicial contra jogadores fortes e com grande amplitude, como foi o caso algumas vezes durante sua carreira até então. Carter também teve eventuais empecilhos para conter a corrida, às vezes, por escolher o ângulo errado para atacar e fechar os gaps, o que pode– além da desvantagem física– ser uma grande problemática na NFL. O edge rusher tem um jogo de mãos que também não foge do ordinário e, apesar de não ser uma característica negativa, é um ponto do seu jogo que pode evoluir. 


Recentemente, as lesões têm tido grande impacto para o prospecto. Além do desconforto no ombro que o fez jogar parte da temporada machucado e não comparecer ao combine, Carter foi diagnosticado com estresse no pé direito, comumente ocasionado por uso recorrente da articulação. Cirurgia foi considerada, mas o jogador e seus médicos decidiram não operar.


O que esperar?


Abdul Carter é um prospecto que beira a perfeição. Sua agilidade e habilidade para se livrar da linha ofensiva são imprescindíveis, mesmo que precise de um leve refinamento em sua técnica, e sua produção não diminuiu mesmo machucado ou ao enfrentar os melhores adversários possíveis. 


Carter transita entre os melhores prospectos da classe de 2025 junto com o QB Cam Ward, de Miami, e o WR/CB Travis Hunter, de Colorado. A maioria, entretanto, acredita que o edge rusher será a segunda escolha do draft para o Cleveland Browns. Porém, o próprio jogador crê que poderia ser a primeira pick geral. 


Carter ainda vai participar do Pro Day de Penn State que ocorrerá no dia 28 de março, quando tirará medidas oficiais e vai realizar várias provas de força, agilidade e inteligência.












Sobre
 

Somos uma comunidade de apaixonados por Futebol Americano. Há mais de 10 anos, criamos conteúdo envolvente sobre o universo da bola oval, conectando fãs e transformando a paixão pelo esporte em uma grande família. Aqui, o Futebol Americano é mais que um jogo, é uma experiência compartilhada com muito humor, informação e conexão.

Contato
 

contato@interceptados.com.br

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Youtube
  • TikTok
bottom of page