O linebacker/defensive end Brandon Graham anunciou a sua aposentadoria da NFL nesta terça-feira (18). Graham, 36 e vencedor de dois Super Bowls, deixa um legado enorme tanto para a liga quanto para o Philadelphia Eagles. Ídolo do time, Graham jogou ao longo de 15 temporadas, tendo sido selecionado pelo Eagles na 13ª escolha geral do draft de 2010.
Graham chegou na NFL com grandes expectativas após uma carreira de peso na universidade de Michigan e ser nomeado para a equipe do ano do College Football. Ele teve um primeiro ano modesto até romper o ligamento cruzado anterior do joelho (LCA) na semana 14 em uma vitória contra o rival Dallas Cowboys que o tiraria do restante da temporada. Apesar da lesão, Brandon Graham voltou em alto nível, sendo titular em 6 dos 16 jogos em 2012 e– uma vez titular– jamais renunciou o seu cargo. O atleta chegou a mudar de posição, indo de defensive end para linebacker em 2013, e chegou próximo a jogar pelo rival New York Giants antes de assinar uma extensão de contrato com os Eagles.
Em 2016, Graham teve o melhor ano de sua carreira até então com 59 tackles, 5,5 sacks e 2 fumbles forçados após mudar novamente de posição, retornando para defensive end. A boa performance rendeu ao jogador uma nomeação para o segundo time All-Pro naquele ano e foi nomeado o 97ª melhor jogador da NFL. No ano seguinte, o jogador aumentaria a sua produção, atingindo 9,5 sacks, liderando a equipe e sendo a sua melhor marca na carreira. Suas boas atuações continuaram nos playoffs, já que foi parte fundamental nas vitórias contra Falcons e Vikings, porém a maior jogada de sua carreira viria no Super Bowl LII, quando– com 2:21 minutos para acabar o quarto período– conseguiu um sack em Tom Brady, forçando um fumble que mudaria o rumo da partida e essencial para a conquista de seu primeiro Super Bowl, assim como o primeiro dos Eagles.
Graham permaneceu uma peça de suma importância para Philadelphia, em especial para alcançar o Super Bowl novamente em 2022, quando perdeu o grande jogo 38-35 para o Kansas City Chiefs. Brandon Graham assinou uma extensão de contrato válida por um ano ao fim da temporada 22/23 e, em 26 de novembro de 2023, quebrou o recorde de mais participações em jogos pela franquia, recorde que permanece até hoje (206 jogos).
Após a eliminação melancólica nos playoffs de 2023, Graham anunciou a sua aposentadoria da NFL, porém foi persuadido pelos companheiros a assinar outra extensão de um ano para retornar para uma última temporada. Na semana 12, em uma partida contra o Los Angeles Rams, Graham rompeu o tríceps e acreditava-se que esse seria o fim de sua carreira. Todavia, o atleta conseguiu se recuperar a tempo para jogar no Super Bowl LIX, jogo no qual teve 1 tackle em 13 snaps defensivos antes de romper novamente o músculo. Os Eagles venceram o Super Bowl pelo placar de 40-22 contra o Kansas City Chiefs, tornando Graham o único jogador de defesa a estar no elenco de ambas as conquistas da equipe.
Brandon Graham anunciou a sua aposentadoria em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira e deixa Philadelphia com status de ídolo da equipe. Confira o vídeo do anúncio da aposentadoria do atleta: