top of page

A última escolha! Os melhores jogadores não draftados da história da NFL

Com todos os holofotes ligados para o NFL Draft, às vezes, os melhores jogadores podem ser aqueles cujos nomes não sejam chamados no evento. Muitas estrelas da NFL nunca chegaram a subir no palco e apertar a mão de Roger Goodell e, ainda assim, tiveram um impacto gigantesco na liga. De Hall of Famers a múltiplos All-Pros, confira 7 de alguns dos melhores jogadores não draftados de todos os tempos.


James Harrison (Steelers, Ravens, Bengals, Patriots; 2002-2017)
Foto: John Bazemore - NFL
Foto: John Bazemore - NFL

Discutivelmente o melhor linebacker não draftado da história, James Harrison foi dispensado duas vezes pelo Pittsburgh Steelers e uma vez pelo Baltimore Ravens antes de, finalmente, receber uma oportunidade pela equipe de Pensilvânia. Sua estreia ocorreu com 29 anos e tudo o que Harrison fez em retribuição foi ajudar a franquia a vencer os Super Bowls XL e XLII com uma icônica pick-six de 100 jardas neste último. O defensor liderou a NFL em fumbles forçados em 2008, mesmo ano no qual venceu o prêmio de jogador defensivo do ano. Harrison foi nomeado All-Pro duas vezes e outras cinco para o Pro Bowl, além de ser o segundo jogador com mais sacks na história do Steelers (85,4). 



Tony Romo (Dallas Cowboys; 2003-2016)
Foto: Brandon Wade - NFL
Foto: Brandon Wade - NFL

Saindo da universidade de Eastern Illinois, Romo chegou ao Dallas Cowboys em 2003, porém chegou bem próximo de não atuar pela equipe. Após ser nomeado o quarto QB no elenco, o atleta finalmente assumiu a titularidade ao “roubar” o cargo de Drew Bledsoe. De 2006 até 2016, Romo foi a cara da franquia e detém diversos recordes como passes para touchdown (248), jardas de passe (34,183), a maioria dos jogos com pelo menos 300 jardas de passe e jogos com três ou mais passes para touchdown. 4 vezes Pro Bowler e líder em passer rating da NFL em 2014, o QB só perdeu a titularidade ao se machucar e ser substituído por Dak Prescott em 2016, mas não sem antes deixar um enorme legado para o Dallas Cowboys. 


Adam Vinatieri (Patriots, Colts; 1996-2019)
Foto: Stephen Savoia - NFL
Foto: Stephen Savoia - NFL

Um dos melhores, se não, o melhor kicker da história da NFL e um dos poucos afortunados de jogar ao lado de Tom Brady e Peyton Manning, Adam Vinatieri é 4 vezes vencedor do Super Bowl, tendo o chute da vitória em duas oportunidades. 3 vezes All-Pro e Pro Bowler, Vinatieri fez parte do time da década de 2010 e é o dono de alguns recordes como: Mais pontos marcados na carreira (2.673), mais field goals consecutivos feitos (44), mais jogos combinados da temporada regular e pós-temporada jogados (397), mais field goals feitos na carreira (599) e mais field goals feitos em uma pós-temporada (14). 




Antonio Gates (Chargers; 2003-2018)
Foto: Paul Spinelli - NFL
Foto: Paul Spinelli - NFL

Gates nunca jogou futebol americano na universidade. Ele era um grande prospecto no basquete por Kent State, porém quis dar uma chance para o outro esporte. Os Chargers deram uma oportunidade para o atleta e ele não decepcionou. Parte do time da década de 2000, 3 vezes All-Pro e 8 vezes Pro Bowler, Gates é o tight end com mais touchdowns na história (116) e quarto em jardas recebidas (11.841). Um exemplo de superação e dedicação, o atleta fez parte da mais recente classe de Hall of Famers.






Warren Moon (Oilers-Titans, Vikings, Seahawks, Chiefs; 1984-2000)
Foto: Associated Press - NFL
Foto: Associated Press - NFL

Warren Moon revolucionou a posição de quarterback e se tornou um dos passadores mais prolíficos da sua era. No fim da década de 1970, muitas franquias acreditavam que negros não podiam ser bons QBs e Moon foi pleitado a mudar de posição, porém, ao invés disso, decidiu ir para a Canadian Football League (CFL), onde dominou o cenário do futebol americano no país. Moon entrou na NFL aos 28 anos e jogou até os seus 44, liderando a liga em jardas passadas em 1990 e 1991. Na época de sua aposentadoria em 2000, o QB era o terceiro com mais jardas passadas (49.325) e quarto em touchdowns (291), além de jogador ofensivo da NFL em 1990. Moon entrou no Hall da Fama da NFL em 2006.



John Randle (Vikings, Seahawks; 1990-2003)
Foto: Kevin Terrell - NFL
Foto: Kevin Terrell - NFL

Apesar das 12 rodadas do draft de 1990, John Randle foi dito como muito baixo e leve para atuar como defensive tackle (DT). Em resposta às críticas, Randle se tornou um dos melhores da história em sua posição. Nomeado para o time da década de 1990, o atleta tem 6 All-Pros (segunda maior marca da história entre os DTs) e 7 idas ao Pro Bowl, além de liderar a liga em sacks em 1997. Randle é o segundo defensive tackle com mais sacks na história da liga (137,5, atrás de Alan Page com 148,5), mas é o jogador com mais temporadas de, ao menos, 10 sacks na posição e foi inserido no Hall da Fama em 2010. 




Kurt Warner (Packers, Rams, Giants, Cardinals; 1994-2009)
Foto: Tom Gannam - NFL
Foto: Tom Gannam - NFL

Duas vezes MVP da NFL e MVP do Super Bowl XXXIV, é difícil argumentar que Kurt Warner não é o melhor jogador não draftado de todos os tempos. Saindo da modesta universidade de Northern Iowa, Warner foi membro do practice squad do Green Bay Packers, porém não atuou pela equipe. O futuro QB chegou a trabalhar em supermercados antes de assinar com os Rams em 1997. Em seu primeiro ano como titular em 1999, Warner liderou o The Greatest Show on Turf ao primeiro título da franquia e foi vice dois anos depois, além de estabelecer vários recordes do grande jogo na época.


O QB ainda surpreenderia a NFL novamente ao levar o Arizona Cardinals para o seu primeiro e único Super Bowl em 2008. Naquela temporada, aos 38 anos, Warner foi nomeado ao quarto Pro Bowl de sua carreira, além dos dois All-Pros em 1999 e 2001, temporadas na qual liderou a liga em jardas aéreas (somente em 2001), touchdowns e porcentagem de passes completos. Apesar de não ter vencido o Super Bowl com os Cardinals, Warner sedimentou o seu legado na NFL e foi introduzido ao Hall da Fama em 2017.



Sobre
 

Somos uma comunidade de apaixonados por Futebol Americano. Há mais de 10 anos, criamos conteúdo envolvente sobre o universo da bola oval, conectando fãs e transformando a paixão pelo esporte em uma grande família. Aqui, o Futebol Americano é mais que um jogo, é uma experiência compartilhada com muito humor, informação e conexão.

Contato
 

contato@interceptados.com.br

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Youtube
  • TikTok
bottom of page